Fluxograma

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

PASSO A PASSO DE COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA – DO PROCESSO AO SUPPLY

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=19WsDGGkIyjtopgMvgXlL6A-rYRoQJYGoVM8HWsOFe7HlwNSC5bHWA1Y8jL12&hl=pt_BR

Modelo de fluxograma de uma loja do varejo comum:

 

Fluxograma da arquitetura

Na arquitetura de software o fluxograma é um tópico do que se chama de Partido Arquitetônico. Este partido se divide em:

  • Programa
  • Organograma
  • Fluxograma
  • Fisiograma

O Fluxograma, é como a disposição das organizações de um projeto arquitetônico irá interagir. Existem várias formas dentro do fluxograma imperial, bem como, dentro do fluxograma exterial do espaço amostral disfarçado. São eles:

a) De cores: Com verde e amarelo predominando;

b) De números: Com 0 e 1 predominando;

c) De swarps: Com clips e fareways predominando.

Resumindo, O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma

Macrofluxo do varejo fonte própria
doc: Título: COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA – DO PROCESSO AO SUPPLY
CHAIN
Publicação: Revista Logística Sistêmica
Data: edição de novembro de 2004
Autor: Mauro Roberto Schlüter

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma

Tags: